Diante dos crescentes custos de combustível, a busca por veículos super econômicos tornou-se imperativa para muitos consumidores. Mas será que existe a possibilidade de encher o tanque a cada 3 meses com a moto mais econômica de 2024?
Neste texto, falaremos sobre economia de combustível e se é viável e possível espaçar o reabastecimento.
Encher o tanque ajuda a economizar combustível?
Encher o tanque de gasolina não apenas garante maior autonomia, mas também contribui para a economia de combustível. Quando o tanque está cheio, a evaporação é reduzida, pois não há espaço para os gases se dissiparem. Esse fenômeno minimiza as perdas de combustível.
Em contrapartida, tanques parcialmente cheios oferecem mais espaço para a evaporação, resultando em uma rápida perda de combustível. Optar por manter o tanque completo, portanto, não só prolonga a vida útil de cada abastecimento, mas também reduz a frequência necessária de reabastecimento.
Abastecer pouco pode prejudicar o sistema de combustão?
Abastecer pouco pode, de fato, prejudicar o sistema de combustão do veículo. Isso se deve às impurezas presentes nos combustíveis, como a gasolina, que podem causar danos ao motor a longo prazo.
Quando o tanque está quase vazio, especialmente na reserva, essas impurezas tendem a se acumular, comprometendo o sistema de combustão. Recomenda-se abastecer mantendo o tanque um pouco mais cheio.
Portanto, optar por abastecer antes de atingir a reserva é uma prática ideal, contribuindo para a preservação do motor e assegurando um desempenho mais eficiente do veículo a longo prazo.
Manutenção regular reduz o consumo de gasolina?
A revisão periódica de peças como velas, filtros, fluidos e pneus é crucial para otimizar a performance do motor. Um motor bem cuidado exige menos esforço e, portanto, consome menos combustível.
Além disso, a manutenção em dia permite identificar problemas antecipadamente, evitando vazamentos e custos elevados com peças danificadas. Assim sendo, encher o tanque regularmente é fundamental, a economia de gasolina também está atrelada à atenção contínua à saúde do veículo.
Encher o tanque a cada 3 meses é possível?
Mesmo com a moto e o carro mais econômico do Brasil em 2024, digamos que é complicado conseguir encher o tanque de veículo a cada 3 meses.
Por exemplo, a Honda Pop 100i é bem econômica e conhecida por percorrer a média de 59,6 km/l (gasolina). Como o tanque tem capacidade para 4,2 litros de combustível, ela pode chegar 250,32 km.
Se a moto andar 10 km diariamente, em aproximadamente 25 dias ela estaria com a gasolina zerada, tornando impossível o abastecimento tão espaçado. A não ser que o proprietário a usasse poucas vezes e em uma distância relativamente curta.
Já fazendo uma comparação com um carro econômico como o Renault Kwid 1.0, que roda 15,3 km/l (gasolina), cujo tanque comporta 38 litros, totalizando 581,4 km/l. Se o veículo também andar apenas 10 km por dia, o combustível duraria cerca de 58 dias ou menos, mais uma vez impossibilitando o abastecimento a cada três meses.